Galeria
Você sabe quantas empresas são responsáveis pela fabricação de peças de borracha?
Fabricação de peças de borracha, a borracha natural, obtida por meio do látex da seringueira, Hevea brasiliensis, já era conhecida pelos índios antes mesmo do descobrimento das Américas.Cristovão Colombo observou que os nativos utilizavam o material para realizar jogos com bolas de borracha.
No século XIX, o Brasil tornou-se referência, exportando a borracha natural e dominando o mercado mundial. No entanto, com a forte demanda, a busca por alternativas mais baratas e o fungo Microcyclus, causador do mal-das-folhas, doença nativa da região amazônica, que afeta seringueiras, ele perdeu espaço para o continente asiático.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a borracha sintética surgiu, uma vez que as áreas produtoras da Ásia foram invadidas pelo Japão, limitando a borracha natural aos Estados Unidos. Embora não substitua o produto natural, a borracha sintética apresenta maior pureza, uniformidade, disponibilidade e preço baixo.
Somente na década de 70, o Brasil recuperou a produção da borracha natural, quando as seringueiras passaram a ser cultivadas em regiões distintas, como os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás, além da contribuição da mão de obra especializada e o avanço tecnológico.
Atualmente o país apresenta inúmeras empresas responsáveis pela fabricação de peças de borracha. A pesquisa realizada pelo MTE (2013) indica que há, pelo menos, 2.255 organizações na área.
Faturamento com a fabricação de peças de borracha
Segundo dados do PIA/IBGE (2015), a fabricação de peças de borracha proporcionou um faturamento de R$ 5,783 bilhões.
Geração de empregos com a fabricação de peças de borracha
Já no quesito fornecer empregos diretos, esse segmento possibilitou mais de 47.300 vagas no Brasil, relata a pesquisa do MTE/Caged (2013).
Mesmo com a crise, a fabricação de peças de borracha continua?
O Brasil ainda repercute os efeitos da crise econômica de 2015 e a turbulência política sentida nas manifestações populares por todo o país. Ademais, a indústria também registrou e continua vivenciando uma queda nos resultados, devido à crise ocorrida em 2009 nos Estados Unidos.
Por sua vez, a estimativa é de que a economiamundial avance 3,4% no ano de 2016. O setor agropecuário prossegue com um bom desempenho, assim como o segmento de veículos automotores, que também apontou crescimento. Portanto, pode-se observar que a crise não impede o progresso de empresas em determinados setores. Como forma de sair à frente, a Proveda tem investido em tecnologia e pesquisa na fabricação de peças de borracha e, treinamento de seus funcionários.