Galeria
Revestimento de borracha em peças:
As peças e artefatos de borracha tiveram uma importante evolução desde a descoberta da vulcanização da borracha natural, em 1839. Esse método possibilitou a passagem do plástico para o elástico. Com isso, a fabricação de peças de borracha passou a ter composições mais elaboradas, de maior durabilidade e qualidade. O revestimento de borracha em peças também passa pelo processo de vulcanização. Para revestir peças e equipamentos industriais é necessária a utilização de borracha que suporte temperaturas variadas e movimentos rotativos ou se mantenha estático. Para uma borracha mais resistente, a vulcanização sozinha não daria conta quando foi criada. Então, durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria passou a misturar borracha sintética e a natural. O resultado não poderia ser melhor.
Elastômeros para revestimento de borracha em peças
Para um bom resultado, o revestimento de borracha em peças precisa de um elastômetro bastante resistente e durável. Entre componentes elásticos estão a borracha natural, as borrachas sintéticas (Neoprene*, Bromobutyl, Ebonite, Ebonite Grafitado, Hypalon). Cada peça é preparada com muita dedicação e eficiência pela Proveda, já que o revestimento de borracha em peças é utilizado em equipamentos de indústrias químicas, galvânicas, petroquímicas, tratamento de água, metalúrgicas e siderúrgicas.
*Marca registrada Du Pont
Tecnologia para melhor revestimento de borracha em peças
Para desenvolver o revestimento de borracha em peças, a Proveda dispõe de muita informação e conhecimento sobre a matéria-prima utilizada em seus produtos, a borracha. O conhecimento aliado à tecnologia capacita a empresa a desenvolver compostos que atendam aos fins a que se destinam. Essa preocupação é relevante, já que as peças ou elementos de máquinas fabricados com materiais viscoelásticas (borracha), exigem altíssima qualidade. As peças de borracha são expostas a esforços mecânicos: estáticos ou dinâmicos, sob a interferência de temperatura e ataque de produtos químicos, o que exige vida longa ao elastômetro.
A elaboração do composto para revestimento de borracha em peças da Proveda é minuciosa e a escolha dos ingredientes tem critérios rígidos, levando em consideração a peça que será revestida. Esse desempenho é resultado de investimentos na aquisição de novos equipamentos, que atendam exigências do mercado. A Proveda também aprimora seus processos industriais e conta com uma equipe técnica capaz de identificar as necessidades específicas de cada projeto.